segunda-feira, 28 de maio de 2012

Resumo - A bolsa amarela


A bolsa amarela
Tudo inicia quando Raquel esconde suas vontades. Ela escolhe um nome e começa contar sobre sua vida para André: seu amigo imaginário. Sua família não tem paciência com ela, por ser pequena, não se importam com ela. Seu irmão descobre sobre André e debocha de Raquel, e com isso, ela inventa outra amiga imaginária com o nome de Lorelai.
Raquel e sua família sempre recebem doações de roupas, calçados, etc...de sua tia Brunilda que enjoa logo daquilo que compra. Daí seu tio Júlio paga tudo de novo, se não a tia ameaça arranjar um emprego. Na pilha de roupas, Raquel acha uma bolsa amarela que ninguém gostou e resolve pegar e prender suas vontades ali.
Numa noite, ela vê o galo Rei, aquele de seu romance. Ele quer se esconder na bolsa amarela , o galo conta que fugiu do galinheiro porque não aguentava mais mandar nas galinhas, de tanto insistir, Raquel deixa ele se esconder na bolsa, e com isso o galo rei resol ve escolher outro nome, e fica se chamando Afonso.
Com Afonso e suas vontades, a bolsa amarela vai ficando pesada na volta da escola, com isso Raquel resolve parar para descansar e Afonso decide pôr a sua máscara e ir procurar ideias. O galo acha uma guarda-chuva e se apaixona por ela. Então Raquel e ele decidem ficar com ela. No caminho de volta para casa, eles encontram o Terrível, primo de Afonso, que era um galo de briga com o pensamento costurado e que estava jogando dados sozinho. Ele iria lutar com o Crista-de- Ferro que na primeira luta, Terrível havia perdido. Para o primo de Afondo não morrer porque já estava cansado, Raquel e Afonso raptam Terrível. Ainda na volta para casa, eles encontram um alfinete e pegam para guardar no bolso bebê da bolsa amarela.
Raquel e sua família vão na caasa da tia Brunilda para comer uma bacalhoada. Quando chega em sua casa, ela dá de cara com o seu primo bisbilhoteiro, que quando vê a bolsa amarela, fica curioso. Sua família que na casa das pessoas á trata como criança,  pede para ela contar suas histórias. Com isso e mais seu primo bisbilhoteiro, suas vontades vão crescendo e crescendo e a bolsa vai enchendo e enchendo e as pessoas vão se assustando e se assustando, até que o alfinete ajuda e estoura a bolsa e o Afonso sai fazendo mágica para disfarçar.
Com todo esse reboliço, o Terrível foge para ir lutar na praia das pedras e apanha muito. Eles percebem e vão atrás do Terrível e a guarda-chuva acompanha. Lá eles veem que o Crista-de-Ferro ganhou a luta. Raquel fica triste e resolve fazer um final diferente.
Com isso, Afonso sai para procurar ideias e resolve lutar para não costurar mais pensamentos. Sai à pé, porque ele tem medo de voar, até que ele tenta um voinho à toa.
Por Raquel chegar tarde em casa, ela fica de castigo e começa mandar cartas para seus amigos. Com a sua vida melhor, percebe que ser menina é tão bom quanto ser menino. Afonso vai embora e a guarda-chuva vai com ele. Eles vão voando, e Afonso perde o medo de voar. Raquel, feliz, solta duas vontades: de crescer e de ser menino.

60 comentários:

  1. Respostas
    1. me ajudou a passar de ano na escoa sou eternamente grato por isso

      Excluir
  2. brigado hoje eu vou ter prova sobre o livro

    ResponderExcluir
  3. brigado hoje eu vou ter prova sobre o livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. n e so isso tem muito mais....

      Excluir
    2. Obrigada,hoje eu tenho prova sobre o livro

      Excluir
    3. obrigado cara depois de amanha eu vou ter prova e para relenbra eu li o seu resumo e acho que deveria com tinuar a ajudar pessoas

      Excluir
  4. vlwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

    ResponderExcluir
  5. O livro chato da porra namoral livro d criança to na 8 série e a professora passa isso pra gente ler mds...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa,esses caras que não gostam de ler pq não pede a professora dele pra mudar o livrinho para ele pq ele é muito ADULTO kkkkkkkkk

      Excluir
    2. Eu tô no 6° e eles pediram,mas esses caras que ficam falando:Aí,quem pediu sua opinião,é que são criancinhas que não tem mentalidade para dar uma resposta construtiva

      Excluir
    3. Livro chato da porra msm, ngm merece

      Excluir
    4. SE ESSE LIVRO E FACIL PRA VOCE ENTAO ACABA FACIL ESSA MATERIA :P

      Excluir
    5. É CHATO MESMO E FDS

      E O CARA TA NO 6 ANO E QUER CHAMAR OS OUTROS DE CRIANÇAS

      QUE MUNDO E ESTE AFINAL?

      Excluir
    6. mlk mimado da porra, 13 anos ja se acha adulto pau no teu c* garoto, vai apanhar muito ainda

      Excluir
    7. Então não lê se não gosta seus otários

      Excluir
  6. caasa afondo acertou né Gesiele Carina Tonini

    ResponderExcluir
  7. caasa afondo acertou né Gesiele Carina Tonini

    ResponderExcluir
  8. valeu me ajudou muito mesmo

    ResponderExcluir
  9. vlw msm me salvou de um trabalho da escola rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. essa historia a minha professora me contou quando eu tinha 10 anos.
    esse resumo me fez lembrar de boas partes de minha infância!
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Nossa me ajudou muinto. Tinha assistido o teatro; e esse e bem diferente e real. Amanha tenho trabalho de portugue
    s sobre esse livro A bousa amarela.

    ResponderExcluir
  12. Vlw mano de vdd tenho trabalhado amanhã 😁

    ResponderExcluir
  13. Livro maravilhoso, uma pena não ter lido e conhecido a história quando criança ou adolescente, somente agora na universidade que tive o prazer de ler uma história tão gostosa e cheia de significados, sensível, sutil e com muitas mensagens importantes. Lygia é uma exímia e talentosa autora, uma referência de literatura infantojuvenil. Agradeço a minha orientadora por ter me recomendado essa obra. Só fico triste por encontrar comentários acima, isso só mostra que a leitura, a cultura leitora, o espirito leitor, ainda não é uma realidade nas escolas. Falo isso porque passei por isso é pensei as mesmas coisas e me arrependo. Não leem por prazer ou por gostarem de ler, mas por obrigacao, para a prova, e por isso encontramos pessoas "xingando" o livro de chato e a professora. Não sei se isso é um padecimento da educação brasileira ou se a família não incentiva o suficiente essas crianças a lerem.

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada gostei muito tinha lição de casa sobre esse livro,serio obrigada mesmo nem sei como agradecer

    ResponderExcluir
  15. Valeu Eu tenho que fazer o resumo pra entregar amanhã ����������

    ResponderExcluir
  16. Sabem o resumo da historia da linha forte e a linha de pesca

    ResponderExcluir
  17. Gente me ajuda quantos capitulos tem esse livro? E.URGENTE

    ResponderExcluir
  18. Obrigado você me ajudou muito. Porque esse rusumo valia 10 e eu tirei 10

    ResponderExcluir
  19. Uauuu!!
    Amei o resumo.
    Amanhã eu irei fazer uma apresentação sobre ele,estava sem nenhuma ideia de como fazer.
    Adoreii
    Parabéns
    Mesmo com dois errinhos na escritas.
    Mas está ótimo!!!
    Parabénssss

    ResponderExcluir
  20. Mnw muito toooopppp
    Obgd mesmo ajudouuuu muitoooooooooo com esse seu resumo mara
    De vdd obgdó☺

    ResponderExcluir
  21. Mnw muito toooopppp
    Obgd mesmo ajudouuuu muitoooooooooo com esse seu resumo mara
    De vdd obgdó☺

    ResponderExcluir